Blockchain e IA

Novas tecnologias aparecem a todo momento.

Podemos notar que a blockchain é uma das formas mais seguras de fazer transações e guardar informações. Principalmente para empresas que possuem dados extremamente confidenciais. Porém, ainda precisa se provar para continuar ganhando espaço para ser adotado pelo público comum. É o que está acontecendo com o Bitcoin hoje! Ele se baseia na tecnologia conhecida como blockchain.

Para empresas, esta tecnologia pode ajudar a evitar as fraudes, diminuir a necessidade de um intermediário humano para fazer os registros, dar mais confiabilidade para os processos e otimizar os custos de armazenamento.

A inteligência artificial, ou IA, tornou-se um termo genérico para aplicativos que executam tarefas complexas que antes exigiam informações do usuário, como a comunicação com clientes on-line ou um jogo de xadrez. O termo é frequentemente usado de forma intercambiável com seus subcampos, que incluem machine learning e aprendizado profundo (deep learning). No entanto, existem diferenças. Por exemplo, o machine learning é centrado na criação de sistemas que aprendam ou melhorem seu desempenho com base nos dados que eles consomem. É importante notar que, embora todo machine learning seja IA, nem toda IA é machine learning.

Para obter o valor total da IA, muitas empresas estão fazendo investimentos significativos em equipes de ciência de dados, um campo interdisciplinar que utiliza métodos científicos e diversas formas para extrair valor de dados combinando habilidades de campos, como estatística e ciência da computação, com conhecimento de negócios, para analisar dados coletados de diversas fontes.

O surgimento de soluções e ferramentas com tecnologia de IA significa que mais empresas podem aproveitar a IA a um custo menor e em menos tempo. A IA pronta para uso refere-se a soluções, ferramentas e software que possuem recursos integrados de IA ou automatizam o processo de tomada de decisões algorítmicas.

A IA pronta para uso pode ser qualquer coisa, desde bancos de dados autônomos, que se recuperam automaticamente usando machine learning, até modelos pré-construídos que podem ser aplicados a uma variedade de conjuntos de dados para resolver desafios, como reconhecimento de imagem e análise de texto. Ela pode ajudar as empresas a alcançar um tempo mais rápido para avaliar e aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar o relacionamento com os clientes.

Precisando de um diagnóstico sobre que processos em sua empresa podem extrair benefícios reais do uso dessas novas tecnologias? Basta entrar em contato conosco!